Aula com o Desembargador Dr. Roberto Bacellar

Postado em 25 de setembro de 2015

Você sabe o que é mediação, conciliação e arbitragem?

Com certeza pode aprender muito mais com o brilhantismo e alto grau de didatismo do Juiz de direito no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e diretor-presidente da Escola Nacional de Magistratura, doutor Roberto Bacellar.

Conteúdo: Ondas de acesso à justiça, diferenças entre mediação e conciliação e os métodos extra-judiciais de resolução de conflitos

As ondas que promoveram o acesso à Justiça ao cidadão comum significaram um grande avanço para a nossa sociedade, porém, como não se pensou em mecanismos de saída enfrentamos até hoje a situação de processos que ficam por anos parados nos tribunais.

O Dr. Bacellar explicou que é necessário oferecer ao cidadão diversos caminhos de acesso à Justiça, a fim de desafogar os tribunais e gerar mais opções aos cidadão. Portanto, é preciso fazer com que os pilares heterocompositivo e autocompositivo de solução de conflitos convivam harmonicamente “e possam propiciar ao cidadão a resolução dos seus conflitos”, afirmou o magistrado.

Nosso dever é “promover o acesso à justiça dentro ou fora do poder judiciário.”

Roberto Portugal Bacellar

Na segunda parte da aula, vemos especificadas as diferenças entre conciliação e mediação. O Dr. Bacellar explica que o grau de participação do cidadão na resolução do conflito influencia a consciência, ou sensação, que ele terá de ter sido “feita a justiça”.

Na terceira e última parte o magistrado nos apresenta a conciliação, a mediação e a arbitragem como alternativas viáveis, e já há muito aplicadas por todo o mundo, para gerar este avanço na cultura jurídica do nosso país.

Bons estudos!

Alexandre Vidal

1 Comentário

  1. Ely Silmar Vidal

    Excelente e concisa a análise, obrigado meu caro e nobre Alexandre, isto contribui bastante para a divulgação do vídeo do brilhante magistrado Roberto Portugal Bacellar.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *