Aula com o Desembargador Dr. Roberto Bacellar

Postado em 25 de setembro de 2015

Você sabe o que é mediação, conciliação e arbitragem?

Com certeza pode aprender muito mais com o brilhantismo e alto grau de didatismo do Juiz de direito no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e diretor-presidente da Escola Nacional de Magistratura, doutor Roberto Bacellar.

Conteúdo: Ondas de acesso à justiça, diferenças entre mediação e conciliação e os métodos extra-judiciais de resolução de conflitos

As ondas que promoveram o acesso à Justiça ao cidadão comum significaram um grande avanço para a nossa sociedade, porém, como não se pensou em mecanismos de saída enfrentamos até hoje a situação de processos que ficam por anos parados nos tribunais.

O Dr. Bacellar explicou que é necessário oferecer ao cidadão diversos caminhos de acesso à Justiça, a fim de desafogar os tribunais e gerar mais opções aos cidadão. Portanto, é preciso fazer com que os pilares heterocompositivo e autocompositivo de solução de conflitos convivam harmonicamente “e possam propiciar ao cidadão a resolução dos seus conflitos”, afirmou o magistrado.

Nosso dever é “promover o acesso à justiça dentro ou fora do poder judiciário.”

Roberto Portugal Bacellar

Na segunda parte da aula, vemos especificadas as diferenças entre conciliação e mediação. O Dr. Bacellar explica que o grau de participação do cidadão na resolução do conflito influencia a consciência, ou sensação, que ele terá de ter sido “feita a justiça”.

Na terceira e última parte o magistrado nos apresenta a conciliação, a mediação e a arbitragem como alternativas viáveis, e já há muito aplicadas por todo o mundo, para gerar este avanço na cultura jurídica do nosso país.

Bons estudos!

Alexandre Vidal

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: .
Data de Publicação: 25 de setembro de 2015.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: .
Data de Publicação: 25 de setembro de 2015.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

1 Comentários

1 Comentário

  1. Ely Silmar Vidal

    Excelente e concisa a análise, obrigado meu caro e nobre Alexandre, isto contribui bastante para a divulgação do vídeo do brilhante magistrado Roberto Portugal Bacellar.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *