Brasil precisa ‘se esforçar mais’ para reconquistar confiança, diz embaixador da UE

Postado em 2 de dezembro de 2020

Brasil deve se esforçar para reconquistar confiança da União Europeia. Essa seria a condição para o bloco fechar o acordo comercial com o Mercosul. Na visão do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, o país deve se comprometer com a luta contra o desmatamento. Em uma transmissão ao vivo promovida pelo jornal Valor Econômico, o espanhol afirmou que o acordo está baseado em valores da democracia, direitos humanos e de sustentabilidade — e que o Brasil não estaria seguindo esses termos. Segundo Ignacio Ybánêz, se o desmatamento no Brasil não cair pelo menos 10%, o acordo não vai sair.

No entanto, o embaixador pondera que há vontade do governo federal de reprimir a atividade criminosa na Amazônia. Em relação à soberania brasileira, argumento usado pelo presidente Jair Bolsonaro ao defender a região, Ybáñez afirma que cobrar ações contra o desmatamento é justamente respeitar a autoridade do Brasil. “Essa soberania se exerce fazendo o que as leis brasileiras, como o Código Florestal, sejam aplicadas. E os grupos e empresas que não respeitam essas regras tenham que assumir o peso da lei”, disse. Através dos dados do programa de monitoramento de florestas, o Inpe registrou, entre agosto de 2019 e julho de 2020, 11,8 quilômetros quadrados de área afetada pelas queimadas na Amazônia — uma alta de 9,5% em um ano e o maior valor desde 2008.

*Com informações do repórter Vinícius Nunes

Jovem Pan
Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 2 de dezembro de 2020.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *