Começa a 15ª edição da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo CNJ (30/11/2020)

Postado em 2 de dezembro de 2020

De hoje (30/11) a sexta-feira (4/12) acontece, em todo o país, a 15ª Semana Nacional da Conciliação. O evento é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e neste ano traz o tema “Conciliação: menos conflito, mais resultado”. A abertura foi marcada por uma cerimônia online do CNJ com a participação do presidente da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos, conselheiro Henrique Ávila, e representantes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15).

Abertura na 4ª Região

Na Justiça Federal da 4ª Região, o começo do evento contou com a participação da coordenadora do Sistema de Conciliação do TRF4 (Sistcon), desembargadora federal Taís Schilling Ferraz. Assim, foi gravado um vídeo, veiculado no “PertenSer”, plataforma de comunicação direta entre os magistrados da região.

Atividades

Em razão da pandemia da Covid-19, as audiências conciliatórias acontecerão de forma totalmente remota. Destacam-se algumas das matérias que serão tratadas via Fórum de Conciliação Virtual (FCV) e propostas juntadas aos autos dos processos: auxílio emergencial, poupança, danos morais e materiais, meio ambiente, crédito comercial, reclamação processual sobre desapropriação, incapacidade e auxílio-doença, aposentadoria por idade rural e urbana e pensão por morte.

A maioria dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons) das três Seções Judiciárias (SJRS, SJSC e SJPR) e o Sistema de Conciliação do TRF4 participam pautando processos em matérias diversas. Alguns destes são litígios complexos, sendo a via autocompositiva uma solução mais simplificada.

Toda produção realizada durante a Semana Nacional da Conciliação será contabilizada pelo CNJ por meio do sistema DataJud.


(CNJ/divulgação)

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Assessoria de Comunicação Social - TRF4.
Data de Publicação: 2 de dezembro de 2020.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

‘A luta é dura e árdua’, disse Bruno Covas em sua última carta

‘A luta é dura e árdua’, disse Bruno Covas em sua última carta

Em sua última carta, o prefeito Bruno Covas (PSDB) agradeceu às manifestações de apoio dos companheiros de partido e afirmou que, “de cabeça erguida”, estava enfrentando os “desafios que a vida (lhe) impõe”. “A luta é dura e árdua, mas não esmoreço e sigo em frente”,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *