Câmara dos Deputados cria comissão sobre lei antirracista

Postado em 22 de janeiro de 2021

A Câmara instalou uma comissão de juristas que vai estudar o aperfeiçoamento das leis de combate ao racismo no Brasil. O Congresso está de recesso e na prática, o colegiado deve começar os trabalhos a partir de fevereiro. Entre os alvos apontados pela comissão, estão problemas como o encarceramento em massa da população negra, a violência das abordagens policiais e o cruzamento do racismo com discriminações como machismo e homofobia.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, participou da reunião virtual de criação. Ele disse que a partir do dia 2 de fevereiro estará no plenário contribuindo para a nova legislação. “Pra que esse debate feito aqui, que essa revisão, modernização, esse avanço, uma legislação tão importante de um tema que o Brasil vem deixando de enfrentar há anos, o racismo estrutural.” A princípio, a comissão vai ser temporária — com duração pelo menos até o fim deste ano.

Deputados da bancada negra, além do próprio presidente da Casa, Rodrigo Maia, propuseram que ela se torne permanente. Como disse o deputado Damião Feliciano (PDT). “O presidente Rodrigo Maia teve ideia de fazer com que essa comissão ela seja permanente. Então nós vamos levar, a partir de fevereiro, março, instalar essa comissão permanente contra o racismo aqui no Brasil.” A comissão vai ter como presidente o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves. Uma das leis que pode ser revista é o Estatuto da Igualdade Racial, promulgado em 2010. Especialistas apontam que o documento trouxe poucas melhorias reais para a população negra.

*Com informações do repórter Levy Guimarães

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 22 de janeiro de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

‘A luta é dura e árdua’, disse Bruno Covas em sua última carta

‘A luta é dura e árdua’, disse Bruno Covas em sua última carta

Em sua última carta, o prefeito Bruno Covas (PSDB) agradeceu às manifestações de apoio dos companheiros de partido e afirmou que, “de cabeça erguida”, estava enfrentando os “desafios que a vida (lhe) impõe”. “A luta é dura e árdua, mas não esmoreço e sigo em frente”,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *