Renan Calheiros será relator da CPI da Covid-19; relatoria fica com Omar Aziz, do PSD

Postado em 16 de abril de 2021

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido, nesta sexta-feira, 16, relator da CPI da Covid-19. A presidência do colegiado, por sua vez, ficará com Omar Aziz (PSD-AM). A vice-presidência ficará a cargo de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento para a criação da comissão. Os nomes foram definidos após um acordo firmado entre os parlamentares – o compromisso precisa ser confirmado na primeira sessão do colegiado. Maior bancada da Casa, o MDB optou pela relatoria. A escolha do segundo posto mais importante coube ao PSD, que, com 11 senadores, tem a segunda maior bancada do Senado.

O Palácio do Planalto trabalhava, nos bastidores, para evitar que Renan Calheiros, hoje líder da Minoria no Senado, assumisse uma posição de destaque na comissão. O parlamentar é um crítico ferrenho do presidente Jair Bolsonaro e da condução do governo federal no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, Aziz, tido como independente, conta com o apoio das lideranças governistas.

Como a Jovem Pan mostrou, a composição da CPI indica que o governo terá minoria no colegiado. Dos 11 titulares, apenas quatro são tidos como aliados. São eles: Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas e um dos principais caciques do Centrão no Congresso; Marcos Rogério (DEM-RO), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Jorginho Mello (PL-SC). Os outros sete integrantes são Humberto Costa (PT-PE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Otto Alencar (PSD-BA), Omar Aziz (PSD-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Eduardo Braga (MDB-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL).

 

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: André Siqueira.
Data de Publicação: 16 de abril de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *