Instalação da CPI da Covid-19 é destaque da semana no Congresso; entenda

Postado em 19 de abril de 2021

A semana no Congresso Nacional deve marcar a instalação da CPI da Covid-19 no Senado Federal. A previsão é que a reunião para iniciar os trabalhos do colegiado aconteça na quinta-feira, 22, de forma presencial. A comissão tem como objetivo investigar ações e omissões do governo federal, além da aplicação dos repasses da União por estados e municípios. Pelas redes sociais, o senador Ciro Nogueira (PP) disse que “a CPI não poderá se desviar de seu encontro inevitável com os desvios de recursos públicos.” Segundo ele, “foram dezenas e dezenas de bilhões de repasses. A sociedade merece saber.” O líder do PP é um dos principais membros da ala governista da comissão.

Já para o senador Humberto Costa (PT), “a CPI da Covid no Senado também vai avaliar as ações criminosas das fake news bolsonaristas que tentam descredibilizar as vacinas contra o coronavírus.” Ele aponta que tanto a CoronaVac como o imunizante AstraZeneca/Oxford foram alvos de notícias falsas. Um acordo fechado entre seis dos onze membros da comissão definiu que o presidente da CPI deve ser o senador Omar Aziz (PSD), o vice-presidente será Randolfe Rodrigues (Rede) e o relator, Renan Calheiros (MDB). Existe a possibilidade de serem criadas sub relatorias para tratar de aspectos específicos das apurações.

Mesmo com chances remotas de vencer, o senador Eduardo Girão (Podemos) se candidatou à presidência. “Rumores aí de que foi feito um acordo, de que está tudo certo para a presidência e relatoria, acredito que o anseio da população brasileira, que se mobilizou para que conversas da CPI ampla, irrestrita e independente, precisa ser atendido.” A CPI da Covid-19 deve começar ouvindo especialistas, como biólogos, microbiologistas, médicos e infectologistas. Depois, devem ser convocados ministros e ex-ministros do governo Bolsonaro, além de representantes do governo do Amazonas, para apurar a crise que resultou na falta de oxigênio nos hospitais do Estado.

*Com informações do repórter Levy Guimarães

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 19 de abril de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *