Plano de trabalho da CPI da Covid-19 prevê oitivas de Pazuello, Araújo, Guedes e prefeito de Manaus

Postado em 19 de abril de 2021

Às vésperas da instalação da CPI da Covid-19, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) elaborou um plano de trabalho que prevê a convocação de, ao menos, seis ministros ou ex-ministros do governo Bolsonaro para dar explicações sobre o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no país. Segundo a minuta da proposta, obtida pela Jovem Pan, representantes do Fórum dos Governadores, secretários do Ministério da Saúde, integrantes da área de comunicação do Executivo federal, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o secretário de Saúde do Amazonas e o coordenador do comitê de crise do Estado também devem ser convocados para oitivas. A primeira sessão do colegiado deve ocorrer na quinta-feira, 22, quando serão oficializados os nomes da cúpula da CPI – segundo acordo costurado pela maioria dos integrantes, Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) serão, respectivamente, presidente, vice-presidente e relator.

Além do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, os senadores querem ouvir o ex-secretário executivo da pasta, coronel Élcio Franco, e o ex-comandante do Exército Edson Pujol, para explicar a produção de cloroquina, medicamento ineficaz no combate à Covid-19, pelo laboratório ligado às Forças Armadas. O atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pode ser ouvido para apresentar dados sobre a efetiva carência dos medicamentos e insumos que compõem o kit intubação em todo o país. Os parlamentares também defendem a convocação de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, antecessores de Pazuello na Saúde.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve ser chamado para dar explicações sobre os recursos gastos com o auxílio emergencial e de outras medidas econômicas de contenção da pandemia. Demitido após pressão do Congresso, o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, deve ser convocado para detalhar quais foram as ocasiões em que o Itamaray atuou para conseguir vacinas e insumos para o país e se questões ideológicas provocaram o insucesso dessa empreitada. A minuta também prevê um depoimento do ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, para detalhar as propagandas realizadas pelo governo federal para conscientizar a população.

Por questões sanitárias, o documento sugere que as sessões ocorram de forma semipresencial. “Audiências públicas e oitivas de testemunhas convocadas na qualidade de informantes poderiam ocorrer remotamente. Com relação às testemunhas que prestem compromisso e a eventuais acareações, os trabalhos podem funcionar de forma semipresencial, com apenas alguns dos Senadores in loco”, diz o texto.

O plano de trabalho também afirma que houve “tentativas de desacreditar e retardar, por disputa ideológica, a vacina Coronavac por ter sido desenvolvida por empresa chinesa em parceria com o Instituto Butantan”. “Quando dezenas de países já tinham adquirido vacinas e preparado planos de vacinação, o Ministério da Saúde sequer havia assegurado um estoque adequado de agulhas e seringas e tampouco de vacinas”, acrescenta a proposta.

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: André Siqueira.
Data de Publicação: 19 de abril de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *