Na véspera da Cúpula do Clima, Mourão diz que Brasil não deve se comportar como ‘mendigo’

Postado em 20 de abril de 2021

Às vésperas da Cúpula do Clima, que vai reunir liderança de 40 países, o vice-presidente general Hamilton Mourão, coordenador do Conselho da Amazônia, afirmou que o governo brasileiro conta com ajuda internacional para manter a floresta protegida. Ele admitiu que os recursos externos chegariam em boa hora, mas lembrou que antes de iniciar essa negociação, o país precisa apresentar resultados concretos na redução do desmatamento.

“A gente não tem que ser mendigo nisso aí, vamos colocar a coisa muito clara. Nós temos as nossas responsabilidades, o Brasil é responsável só por 3% das emissões no mundo. Desses 3%, 40% é desmatamento, ou seja, 1,2% do que se emite no mundo é responsabilidade do desmatamento nosso. Temos que fazer a nossa parte dentro do acordo de Paris”, disse. Segundo Mourão, é possível reduzir em até 15% o desmatamento até julho. Por isso, ele afirmou que tem conversado com representantes da Noruega e da Alemanha para a retomada das doações ao Fundo Amazônia e lembrou das questões burocráticas. Atualmente, qualquer recurso do exterior terá que fazer manobras, já que impacta o teto de gastos.

Nesta segunda-feira, 19, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, para definir o discurso adotado na Cúpula do Clima, que começa na próxima quinta-feira. Para Hamilton Mourão, o tom do governo brasileiro foi apresentado na carta encaminhada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden “Brasil é um player de vanguarda, desde a época de 92, quando foi realizada aqui ainda, no período do governo do presidente Collor. É um país que tem mais de 60% do seu território com a cobertura vegetal original”, disse. A principal meta apontada pelo governo brasileiro é o fim do desmatamento ilegal até 2030.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 20 de abril de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 20 de abril de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *