Após fala de Guedes, Carlos Alberto França reforça parceria entre Brasil-China

Postado em 29 de abril de 2021

O ministro das Relações Exteriores amenizou a fala de Paulo Guedes sobre a Covid-19 e a China. Nesta quarta-feira, 28, Carlos Alberto França reforçou que o país asiático é um parceiro chave do Brasil para obtenção de vacinas. O titular da Economia declarou, em reunião fechada, que o país asiático “inventou” o coronavírus e tem imunizantes menos eficientes. No entanto, diante da repercussão negativa, afirmou que usou imagem infeliz e tudo não passou de mal entendido. Com isso, coube ao ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, esclarecer o ocorrido. “Entendo que a fala dele já foi esclarecida, não teria o que falar e creio que nada disso prejudica as relações do Brasil com a China. Tenho excelente relação com o embaixador chinês em Brasília, hoje mesmo pela manhã conversei com o ministro da Saúde, fiz uma telefone para o embaixador da China, estamos tratado da aceleração dos IFA para o Brasil. A cada dez litros exportados de IFA da China, oito vem para o Brasil. Então a nossa relação com a China é sólida, é constante e é baseada no pragmatismo.”

Carlos Alberto França espera que o envio do princípio ativo para a fabricação das vacinas seja normalizado pela China entre maio e junho. De acordo com ele, o governo do país asiático explicou que a produção de abril foi mais voltada ao mercado interno. Em audiência no Senado, o chanceler destacou a disposição do Brasil de comprar imunizante da Oxford/AstraZeneca dos Estados Unidos. Carlos Alberto França explicou que a vacina ainda não foi aprovada pelos órgãos americanos e pode fazer um acordo. “Facilitar esforços para o governo brasileira de modo a aproximar essa parte produtora, esse estoque de vacinas, de modo que possamos fazer algum tipo de arranjo. Seja comprado essas vacinas que têm uma data de validade limitada, seja que possamos repor depois o estoque dos Estados Lidos, uma vez que a vacina da AstraZeneca não é utilizada porque não é aprovada pelo FDA”, disse.

O ministro lamentou o agravamento da Covid-19 na Índia, mas disse que espera receber oito milhões de doses da AstraZeneca, via Instituto Serum. Carlos Alberto França aguarda novos posicionamentos da Anvisa em relação a Sputnik V. O chanceler vai acompanhar, nesta quinta-feira, 29, a chegada do primeiro lote da vacina da Pfizer ao Brasil. Perguntado sobre a posição brasileira na Cúpula do Clima, o ministro das Relações Exteriores reiterou que se trata de uma postura de governo e citou uma conversa com representante americano para o clima, que deve acontecer nos próximos dias. “Devo estar acompanhado do ministro Salles, ele na verdade com a sua agenda que irá determinar o dia e estaremos jutos, mistério das Relações Exteriores e ministério do Meio Ambiente. O mérito grande que tem proposta de Vossa Excelência, Aécio Neves, de um grupo que possa ajudar o Executivo na implementação desse discurso”, disse. Na audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o chanceler defendeu o Mercosul, ressaltando que o bloco precisa ser modernizado.

*Com informações do repórter Daniel Lian

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 29 de abril de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 29 de abril de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Uma só Constituição

*Artigo publicado na Gazeta do Povo, dia 14 de junho de 2021. Paira no país certa insatisfação com o STF. O atual conceito do tribunal difere grandemente daquele citado por ex-ministros notáveis,...

Artigos Relacionados

Wilson Witzel recorre ao STF para não comparecer à CPI da Covid-19

Wilson Witzel recorre ao STF para não comparecer à CPI da Covid-19

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para não comparecer à CPI da Covid-19. Em pedido apresentado nesta terça-feira, 15, a defesa do político pede que ele não seja obrigado prestar depoimento aos senadores,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *