Lira critica manutenção do gasto mínimo obrigatório com educação na pandemia

Postado em 1 de maio de 2021

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, criticou a manutenção do gasto mínimo obrigatório com Educação durante a pandemia. A Constituição prevê que, anualmente, o governo federal precisa gastar uma quantidade mínima em áreas como educação e saúde. Lira se disse contra essa regra e a favor da desindexação e da desvinculação do Orçamento para que os congressistas tenham liberdade para alocar verba onde for necessário. Segundo ele, isso não significaria menos recurso para as áreas. O pensamento segue a linha do ministro da Economia Paulo Guedes. Em entrevista à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Arthur Lira disse que no atual momento, a regra deveria ser flexibilizada. “Em um momento como esse, por exemplo, de pandemia, que as escolas estão fechadas, que não há gastos com a educação, o prefeito, o governador, o governo federal, tem que gastar o mínimo constitucional e inventar despesas para cumprir esse mínimo é um absurdo, enquanto falta dinheiro para alimentos, enquanto falta dinheiro para remédios, falta dinheiro para leitos, falta dinheiro pra saúde.”

O Congresso deve votar na próxima terça-feira, 4, um projeto que, para Arthur Lira, vai readequar cortes que ele considera “inadequados” feitos pelo governo no Orçamento de 2021, como aqueles que inviabilizaram o censo demográfico e programas de habitação. No fim de semana, parlamentares devem se reunir com ministros do governo para discutir a questão. Lira reforçou que a prioridade é acelerar a aquisição e a chegada de vacinas para evitar uma “terceira onda” de contaminação. E que por isso, a Câmara não vai entrar na discussão da CPI da Covid-19.

“Muito embora nós tenhamos certeza que esse tema será necessário em algum momento, o momento não seria agora. Ainda estamos na pandemia, ainda estamos em um momento crítico, precisaríamos estar focados para encontrar saídas, soluções, para encontrar vacinas”, disse. O presidente da Câmara também apontou que pretende pautar nas próximas semanas o projeto que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental. Discutido há mais de dois anos pelos deputados, o texto ainda não encontrou um consenso entre ruralistas e ambientalistas para ser avaliado. Mas de acordo com Arthur Lira, o relatório está pronto e deve ser levado logo ao plenário.

*Com informações do repórter Levy Guimarães

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 1 de maio de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 1 de maio de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

Rogéria Dotti participa de evento promovido pela AASP

Rogéria Dotti participa de evento promovido pela AASP

Nos dias 05 e 06 de agosto, acontece o evento “Desjudicialização da Execução Civil. Debate sobre o PL Nº 6.204/2019”, organizado pela Associação dos Advogados de São Paulo-AASP e coordenação de Flávia Ribeiro. Rogéria Dotti está confirmada para proferir palestra ao...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *