STF retoma julgamento sobre extensão de patentes nesta quinta-feira

Postado em 6 de maio de 2021

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira, o julgamento da extensão de patentes, com 3 votos contrários. Os ministros analisam a validade do artigo 40 da Lei de Propriedade Industrial, de 1996. A vigência é de 20 anos do pedido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O relator, Dias Toffoli, considerou inconstitucional o parágrafo único que determina um prazo de extensão de 10 anos, enquanto não há análise final pelo INPI. “Note-se que o parágrafo único do artigo 40 fala em ajustar o prazo internacional de 20 anos há realidade brasileira com acúmulo de pedidos acabou por cristalizar, sedimentar essa realidade de atraso e tornar crônica a demora da autarquia”, disse. A ação é da Procuradoria Geral da República (PGR). O voto de Toffoli foi acompanhado pelos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

“Não é possível existirem 36.022 patentes em vigor há mais de 20 anos por força do parágrafo único do artigo 40. Só isso demostra que a inconstitucionalidade está produzindo efeitos nefastos”, disse. O resultado do julgamento tem efeito bilionário no mercado farmacêutico. Somente no Sistema Único de Saúde (SUS) há 74 remédios com extensão, um impacto estimado de R$ 3 bilhões. Toffoli propõe como marco a data do julgamento, sem envolver as atuais patentes estendidas, com exclusão das relacionadas a produtos farmacêuticos, equipamentos e materiais de saúde. No entanto, essa modulação ainda será discutida pela Corte.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden apoiou nesta quarta-feira a suspensão de patentes de vacinas contra a Covid-19, o que representa uma mudança política junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). A decisão poderia permitir a aceleração da produção de imunizantes em países em desenvolvimento. No Brasil, o Congresso também discute a quebra de patentes dos imunizantes. Entretanto, sem capacidade técnica para a produção local no momento, o efeito é questionado no meio médico.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 6 de maio de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *