‘Não encha o saco’, diz Bolsonaro à CPI da Covid-19 por críticas ao tratamento precoce

Postado em 7 de maio de 2021

Após a conclusão da primeira semana de depoimentos na CPI da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro fez uma publicação, nesta sexta-feira, 7, em “resposta aos inquisidores” da comissão sobre o chamado tratamento precoce. O uso de remédio ineficazes para o combate ao novo coronavírus é uma das bandeiras do chefe do Executivo federal desde o início da pandemia e foi um tema recorrente nas oitivas dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich e do atual comandante do Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga. “Não encha o saco de quem optou por uma linha diferente da sua, tá ok?”, escreveu na postagem.

Na publicação, Bolsonaro afirma que existem três tipos de médicos: os que receitam cloroquina, os que receitam ivermectina e os que orientam uma pessoa infectada com a Covid-19 a procurar atendimento médico apenas quando sentir falta de ar. “Resposta aos inquisidores da CPI sobre o tratamento precoce: uns médicos receitam Cloroquina; outros a Ivermectina; e o terceiro grupo (o do Mandetta), manda o infectado ir para casa e só procurar um hospital quando sentir falta de ar (para ser entubado). Portanto, você é livre para escolher, com o seu médico, qual a melhor maneira de se tratar. Escolha e, por favor, não encha o saco de quem optou por uma linha diferente da sua, tá ok?”, diz o post, que teve mais de 9 mil compartilhamentos em pouco mais de uma hora.
Na CPI, os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich afirmaram que a pressão do governo federal para o uso amplo da cloroquina foi um dos motivos que contribuíram para o desgaste da relação com o Palácio do Planalto. Teich, inclusive, disse que falas públicas de Bolsonaro na semana em que o oncologista pediu demissão foram o estopim para a sua tomada de decisão. Queiroga, por sua vez, evitou tecer comentários sobre o tema – em mais de uma ocasião, ao longo de mais de seis horas de depoimento, ressaltou que esta é uma “questão técnica” que está sendo avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia do Sistema Único de Saúde (SUS). A Organização Mundial da Saúde, porém, recomenda que a cloroquina e a ivermectina não sejam utilizadas no tratamento da Covid-19.

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 7 de maio de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *