Arthur Lira pauta votação do licenciamento ambiental para esta semana

Postado em 10 de maio de 2021

O plenário da Câmara dos Deputados deve discutir ao longo desta semana propostas polêmicas envolvendo o Meio Ambiente. Estão na pauta dois projetos sobre o tema: um que cria um novo marco legal para o licenciamento ambiental e outro que estabelece regras para o uso e investimento em energias fotovoltaicas no país. A primeira proposta, na prática, define parâmetros gerais que devem ser cumpridos por empreendedores no caso de obras com risco ambiental. A ideia é esclarecer os critérios para o funcionamento de atividades que usem recursos ambientais e possam, efetiva ou potencialmente, sob quaisquer formas, poluir ou então causar degradação do meio ambiente. O texto é relatado pelo deputado Neri Geller, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, e apesar de polêmico, encontrou apoio dos líderes partidários para que fosse votado nesta semana. Para o governo, o projeto é importante porque as regras atuais têm sido consideradas um obstáculo para o avanço da Infraestrutura, sejam obras de transportes, energia, saneamento ou expansão agrícola e pecuária.

A segunda proposta, colocada em pauta pelo presidente da Casa, Arthur Lira, visa, basicamente, acabar com o clima de instabilidade jurídica que paira sobre a produção de energia solar no país. Atualmente, não há muitas leis especificas sobre o setor, e as regras são estabelecidas por resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com o marco regulatório, os parlamentares esperam instituir normas que acelerem a instalação de sistemas de energia solar e reduzam a conta de luz da população. Para se ter uma ideia, mesmo sem uma legislação específica, o setor tem se tornado cada vez mais relevante para a matriz energética brasileira. Desde 2012, a fonte já movimentou mais de R$ 38 bilhões em negócios, sendo que, apenas no ano passado, os investimentos em produção de energia solar no Brasil foram de aproximadamente R$ 13 bilhões.

*Com informações do repórter Antonio Maldonado

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 10 de maio de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 10 de maio de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

Rogéria Dotti participa de evento promovido pela AASP

Rogéria Dotti participa de evento promovido pela AASP

Nos dias 05 e 06 de agosto, acontece o evento “Desjudicialização da Execução Civil. Debate sobre o PL Nº 6.204/2019”, organizado pela Associação dos Advogados de São Paulo-AASP e coordenação de Flávia Ribeiro. Rogéria Dotti está confirmada para proferir palestra ao...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *