CPI da Covid-19: Senadores querem convocar braço-direito de Pazuello

Postado em 17 de maio de 2021

Integrantes da CPI da Covid-19 articulam a convocação do braço-direito do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o ex-secretário-executivo Élcio Franco Filho. Os requerimentos estão na pauta da sessão desta terça-feira, 18, que também será destinada à oitiva do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, que deixou o governo do presidente Jair Bolsonaro no final de março, após uma intensa pressão das principais lideranças do Congresso Nacional. Os parlamentares também devem votar a quebra de sigilo do ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) Fabio Wajngarten, que depôs na quarta-feira, 12 – se aprovado, os membros da comissão vão solicitar acesso às mensagens trocadas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e e-mails institucionais da pasta.

A oitiva de servidores do Ministério da Saúde que estiveram na pasta na gestão Pazuello é uma estratégia da CPI para tentar esclarecer alguns pontos cruciais para os trabalhos da comissão, sobretudo, a negociação do governo federal para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus e a insistência na adoção do chamado “tratamento precoce”. Além do general do Exército, que foi substituído pelo médico cardiologista Marcelo Queiroga, os senadores vão ouvir a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “capitã cloroquina”. Em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), ela confirmou que foi responsável pela organização de uma comitiva de médicos que foi a Manaus, capital do Estado do Amazonas, para difundir o uso de cloroquina como tratamento contra a doença – a informação foi inicialmente divulgada pelo jornal O Globo. Na sessão desta terça-feira, os senadores também vão analisar a convocação de Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que deve ser questionado sobre protocolos adotados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo o fármaco, que não tem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: André Siqueira.
Data de Publicação: 17 de maio de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigo: A PEC dos Precatórios

Um dos temas de maior repercussão recente na mídia é a Proposta de Emenda Constitucional nº 23/2021, que propõe alterações no regime constitucional de pagamento de precatórios. Confira aqui o artigo...

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *