Relator no TCU diz que fará ‘todo o esforço’ para incluir escolas públicas no edital do 5G

Postado em 19 de maio de 2021

O ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU), afirmou nesta terça feira, 18, que vai fazer “todo esforço” para inserir no edital do leilão da internet 5G a obrigação das empresas vencedoras incluírem as escolas públicas na oferta do serviço de banda larga de alta velocidade. Segundo o relator, o governo federal informou que o serviço vai atingir 95% das localidades brasileiras, chegando a municípios até então não atendidos. “O que a Vossa Excelência, o que a comissão quer e nós queremos é que a internet chegue nas escolas públicas. É isso que nós queremos”, afirmou. A minuta de edital, aprovada em fevereiro pela diretoria da Anatel, e agora em análise pelo Tribunal, prevê obrigações de investimentos para as empresas vencedoras, mas não inclui internet à rede de ensino pública como uma exigência. Deputados da comissão de Educação da Câmara dos Deputados cobram a inclusão para garantir conexão por fibra ótica para as escolas. Eles argumentam que a conectividade das escolas é uma obrigação legal, prevista no Plano Nacional de Educação.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Arthur Coimbra, afirmou que, pelos termos do edital, o governo prevê que mais de 48 mil escolas públicas urbanas terão acesso à tecnologia, enquanto sete mil escolas de áreas isoladas terão acesso ao 4G. “Esse é um dado importante, porque efetivamente é onde estão concentrados, nessas cidades, a maior parte da população brasileira, cerca de 80% dos estudantes se encontras nessas cidades, frequentam essas escolas e receberão, portanto, conectividade 5G”, disse. O governo quer fazer o leilão do 5G até o mês de julho. No entanto, aguarda o aval do TCU, que embora não seja obrigatório, evita futuros questionamentos jurídicos.

*Com informações da repórter Caterina Achutti

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 19 de maio de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *