TSE cassa registro de candidatura de prefeito no MT e determina novas eleições

Postado em 21 de maio de 2021

O prefeito de Matupá, no Mato Grosso, Fernando Zafonato (DEM) teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira, 20. Condenado por improbidade administrativa por irregularidades em licitações, ele venceu em 2020 com 48,85% dos votos. No entanto, com a decisão da Corte, a votação foi anulada e convocada novas eleições majoritárias. A perda do mandato seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral, sendo determinada em sessão presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso. “O Tribunal por unanimidade deu provimento ao recursos para indeferir o registro de candidatura ao recorrido ao cargo de prefeito, anular os votos da chapa por ele integrada e determinar, independente da publicação, a imediata convocação do presidente da Câmara para exercício do Executivo e a realização de novas eleições majoritárias no município de Matupá, no Mato Grosso, em data a ser designa pelo Tribunal Regional Eleitoral, tudo nos termos do voto do relator.”

O relator do processo é o ministro Luís Felipe Salomão. Com a decisão, assumirá interinamente o cargo de prefeito de Matupá, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Porte (MDB). A  nova eleição ainda não foi marcada. O recurso foi proposto pela coligação “Matupá para todos sempre” contra Fernando Zafonato, que já vinha recorrendo na Justiça para reverter decisão no Tribunal Regional Eleitoral. A prefeitura de Matupá afirmou que vai recorrer novamente da determinação.

*Com informações da repórter Elisângela Almeida

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 21 de maio de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigo: A PEC dos Precatórios

Um dos temas de maior repercussão recente na mídia é a Proposta de Emenda Constitucional nº 23/2021, que propõe alterações no regime constitucional de pagamento de precatórios. Confira aqui o artigo...

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *