CPI da Covid-19 retira sigilo de documentos enviados pelo Itamaraty e Saúde

Postado em 17 de junho de 2021

A CPI da Covid-19 decidiu nesta quarta-feira, 16, retirar sigilo de documentos enviados aos senadores pelos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os parlamentares entendem que existe interesse público em dados sobre negociações de vacinas e insumos para pandemia. A medida também abrange as informações ações encaminhadas por empresas fornecedoras de oxigênio. O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), senador Omar Aziz (PSD), acha que documentos sigilosos retardam a investigação. “Tem até documento que está no Portal Transparência que o governo mandou para cá como sigiloso. Está no Portal Transparência e ele manda como sigilosos. Uma forma de tentar obstruir a investigação. É muito fácil botar o carimbo sigiloso”, disse.

Apesar da análise feita por Omar Aziz, contratos entre empresas e o governo com proteção de cláusulas permanecem em sigilo. Já o senador Ciro Nogueira (PP) prega cautela. “Nós não podemos relevar documentos sigilosos que estejam em poder da CPI. Tem que haver um cuidado extremo da CPI, não vejo a menor intenção de revelar através de disputa política essa situação, mas tem que haver cuidado”, afirmou. Senadores governistas, como Ciro Nogueira, destacam que a CPI da Covid-19 não pode causar constrangimentos com quebra de sigilos. A Comissão Parlamentar de Inquérito já recebeu mais de um tera e meio de documentos.

*Com informações do repórter Vitor Brown

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 17 de junho de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigo: A PEC dos Precatórios

Um dos temas de maior repercussão recente na mídia é a Proposta de Emenda Constitucional nº 23/2021, que propõe alterações no regime constitucional de pagamento de precatórios. Confira aqui o artigo...

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *