Após classificar Cuba como ‘ditadura’, Ciro Gomes critica PT e Bolsonaro

Postado em 16 de julho de 2021

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), usou as redes sociais nesta sexta-feira, 16, para divulgar um vídeo no qual classifica Cuba como “ditadura” e critica as posturas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do Partido dos Trabalhadores (PT) frente à nação. “Nosso querido povo cubano está sofrendo. Existem duas bombas relógios armadas há muito tempo sobre esse povo valoroso, o bloqueio econômico e a ditadura política. Desarmá-las é uma tarefa que envolve o povo cubano em sua autodeterminação, mas que também requer a atenção e a solidariedade da comunidade internacional. A política externa brasileira não pode ser condescendente com o desrespeito à soberania de Cuba e ao direito internacional, promovidos pelo governo Bolsonaro e pelos Estados Unidos. Tampouco deve seguir o figurino da política externa do PT, marcado por velhos hábitos latino-americanos”, disse. Além disso, o pré-candidato às eleições de 2022 ponderou que o Brasil deve desejar uma “Cuba independente e democrática”.

“Não podemos concordar com qualquer tipo de desrespeito à soberania de Cuba e com a agressão ao direito internacional. No entanto, nem de longe isso significa a aceitação da supressão das liberdades políticas em Cuba. Cuba não é uma democracia, as liberdades de seu povo, inclusive de debater, estão suprimidas. O partido comunista cubano e seus chefes decidem o destino do país, ninguém pode saber se a ditadura conta ou não com o apoio da maioria. Outros regimes terríveis como de Hitler, Mussolini e Stalin foram apoiados, por certo tempo, pela maioria do povo — mas esse apoio não os transformou em democracia”, analisou Ciro. Ele concluiu sua fala dizendo que o povo brasileiro precisa entender Cuba como uma “nação amiga”, mas que também deve perceber o Brasil como uma nação que seja “referência de responsabilidades no cenário internacional”. No último dia 11, milhares de cubanos saíram às ruas de Havana e de outras cidades do país para protestar contra o governo. Entre as pautas defendidas pelos manifestantes estavam “liberdade” e “abaixo à ditadura”. Além disso, o protesto clamou contra a crise econômica e sanitária.

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 16 de julho de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 16 de julho de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

Rogéria Dotti participa de evento promovido pela AASP

Rogéria Dotti participa de evento promovido pela AASP

Nos dias 05 e 06 de agosto, acontece o evento “Desjudicialização da Execução Civil. Debate sobre o PL Nº 6.204/2019”, organizado pela Associação dos Advogados de São Paulo-AASP e coordenação de Flávia Ribeiro. Rogéria Dotti está confirmada para proferir palestra ao...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *