Novo Código Eleitoral não prevê reserva de verbas para candidaturas de negros e mulheres

Postado em 3 de agosto de 2021

Deputados ligados à base governista protocolaram nesta segunda-feira, 2, um projeto de lei para fazer mudanças importantes na legislação partidária e eleitoral. A proposta é de um grupo de trabalho sob relatoria da deputada Margarete Coelho (PP). O texto propõe a criação de um novo Código Eleitoral, unificando normas que eles dizem estar “espalhadas” em outros conjuntos de normas, como a Lei dos Partidos, a Lei das Eleições, o Código Eleitoral e a Lei da Inelegibilidade. O projeto não prevê reserva de recursos para candidaturas de negros e mulheres, o que contraria decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto ainda prevê a utilização do fundo partidário para qualquer despesa e a liberação para que empresas privadas façam auditoria das contas, terceirizando o trabalho da Justiça Eleitoral. Para o advogado especialista em direito eleitoral, Alberto Rollo, mudanças são necessárias, mas não podem ocorrer a qualquer custo.

“Como é possível iniciar um projeto para ser finalizar essa discussão em 60 dias se pontos básicos foram deixados de lado”, questiona. Para a mudança passar a vigorar nas eleições de 2022, o projeto precisa ser aprovado até outubro deste ano. Alberto Rollo diz que o tempo é curto para a análise necessária. “A questão é saber se em 60 dias o tempo será suficiente para análise. Com 900 artigos para serem discutidos em 60 dias, não me parece que o trabalho vai poder ser detalhado. Se a gente esperou até agora, talvez seja melhor esperar mais um pouco”, ressalta. Na justificativa do projeto, os deputados afirmam que houve “contínuo diálogo” com as lideranças partidárias, o que deve garantir a rápida aprovação da proposta. Além das mudanças embutidas neste pacote, a Câmara dos Deputados ainda se prepara para analisar outros dois projetos que tratam de alterações na regra eleitoral.

*Com informações da repórter Letícia Santini

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 3 de agosto de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 3 de agosto de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Publicação de Larissa Ross no Migalhas

A advogada Larissa Ross, publicou no dia 17/09/2021, o artigo no Migalhas, com o tema “A obrigatória ratificação judicial dos elementos informativos da investigação para a decisão de pronúncia“....

Artigos Relacionados

AO VIVO: CPI da Covid-19 ouve ministro Wagner Rosário, da CGU

AO VIVO: CPI da Covid-19 ouve ministro Wagner Rosário, da CGU

Três meses depois da aprovação de sua convocação, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, depõe nesta terça-feira, 21, à CPI da Covid-19. A oitiva deve ser marcada por uma espécie de guerra de narrativas entre senadores governistas e membros...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *