Após PEC ser derrotada, Bia Kicis diz que voto impresso gerou ‘debate vitorioso’ na sociedade

Postado em 11 de agosto de 2021

A Câmara dos Deputados colocou um ponto final na discussão sobre a utilização do voto impresso nas eleições de 2022. Em plenário nesta terça-feira, 10, os parlamentares decidiram pela rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que recebeu apenas 229 dos 308 votos necessários. Com o resultado, o presidente Arthur Lira afirmou que “o assunto está encerrado”. No entanto, para a relatora da proposta original, deputada Bia Kicis, a derrota no plenário não deve calar a sociedade. “A PEC pode ter sido derrotada na Câmara, mas na sociedade esse foi um debate foi vitorioso”, disse a parlamentar, afirmando que a discussão “acendeu uma chama” na população. “Acredito que o debate não esteja encerrado. Não se cala a sociedade dessa forma, o assunto está muito vivo, as pessoas estão inconformadas. Vamos ter que lidar com o fato que estamos vivendo um momento sem transparência. Não dá para enganar a sociedade o tempo todo, vamos ver como o debate vai se colocar na sociedade”, pontuou em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta quarta-feira, 11. 

Para a parlamentar, a derrota do tema na comissão especial e no plenário é resultado de uma campanha de desinformação e de uma concentração de poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, segundo ela, é responsável por regulamentar as eleições, fazer resoluções e fiscalizar. “Os mesmos julgadores que julgam as contas dos partidos, que decidem quem fica na presidência de cada partido, que aprova cassação de políticos são também ministros do Superior Tribunal Federal (STF), que tem competência jurídica sobre os parlamentares. É muita concentração de poder e estamos vendo que não dá certo”, afirmou. Na visão de Bia Kicis, a mudança de postura dos deputados aconteceu após a reunião de partidos com ministros do Supremo, quando 11 presidentes das legendas se posicionaram contra o voto impresso.

“Mudou completamente o placar, como negar a interferência externa? O que me deixa preocupada é ver o parlamento se curvando, tem hora que ele não zela pelas suas atribuições como a Constituição determina que faça”, reconheceu a parlamentar. Ao ser questionada se a falta de apoio de deputados do Centrão seria uma “traição ao governo”, Bia Kicis disse não saber sobre as negociações dos parlamentares com o governo Bolsonaro. No entanto, ela afirmou que “a sociedade foi traída” com o resultado da votação em plenário. “As eleições, o resultado das eleições, a aceitação não é o que está em risco, o que está em risco é a transparência eleitoral. O fato é que as pessoas não estão se sentindo seguras. Como disse a deputada Caroline de Toni, eleições sem transparência? Isso é o golpe.”

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 11 de agosto de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 11 de agosto de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Homenagem da UFPR à memória do Professor René Dotti

A Universidade Federal do Paraná, por sua Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito e o Departamento de Direito Penal e Processual Penal, homenagearão a memória do Professor Titular...

Artigos Relacionados

Citação Eletrônica: Cuidados que as empresas podem adotar

Citação Eletrônica: Cuidados que as empresas podem adotar

Citação Eletrônica A Lei nº 14.195/2021 foi publicada no dia 27.08.2021. Desde então, estão em vigor as regras que alteram o Código de Processo Civil. Uma das principais mudanças é o incremento à citação eletrônica das pessoas jurídicas, a qual deverá ocorrer,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *