PEC que permite voto para jovens em alistamento militar avança na Câmara

Postado em 9 de setembro de 2021

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 8, uma proposta que altera a Constituição e autoriza jovens em alistamento militar a votar nas eleições. É necessário uma PEC, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para fazer mudanças na Constituição. Se aprovada em plenário, a nova regra vai afetar também médicos e profissionais de outras carreiras que adiam a incorporação ao serviço militar obrigatório para concluir a universidade. O autor da matéria, deputado Coronel Chrisóstomo (PSL), ironiza a regra atual. “Com 16 anos, ele vai lá e vota. Quando ele chega os 18 anos, a Constituição diz o seguinte: ‘você agora não vota mais’”, afirmou. 

A PEC do deputado coronel Chrisóstomo teve o apoio de todos os partidos na CCJ e foi aprovada por unanimidade. A avaliação é que a proibição do voto para esses grupos é um resquício da ditadura. O deputado Lucas Redecker (PSDB) diz que a restrição não tem sentido. “No Brasil, a gente tem algumas circunstâncias e pessoas que estão encarceradas podendo votar. Não compreendo porquê as pessoas que estão cumprindo serviço militar obrigatório não possam votar”, disse o parlamentar. Ele considera que qualquer pessoa acima de 16 anos deve ter o direito de votar no Brasil. Agora, a Câmara vai constituir uma Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição.

*Com informações do repórter Vitor Brown

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 9 de setembro de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 9 de setembro de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Homenagem da UFPR à memória do Professor René Dotti

A Universidade Federal do Paraná, por sua Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito e o Departamento de Direito Penal e Processual Penal, homenagearão a memória do Professor Titular...

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *