CPI da Covid-19 muda depoimentos e define data para votação do relatório

Postado em 12 de setembro de 2021

O G7 da CPI da Covid-19, grupo majoritário formado pelos senadores independentes e de oposição, traçou um plano de ação para as três últimas semanas de trabalhos da comissão. Na manhã deste domingo, 12, os parlamentares mudaram o calendário de depoimentos previstos para os próximos dias e definiram a data de apresentação e votação do relatório, que devem ocorrer nos dias 28 e 29 de setembro. Também ficou acertado que o colegiado ouvirá pela segunda vez o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco Filho, braço-direito do então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A informação foi confirmada à Jovem Pan pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator do colegiado.

Segundo o cronograma definido nesta reunião virtual, os depoimentos do advogado Marcos Tolentino e do lobista Marconny Albernaz de Faria estão mantidos e ocorrerão, respectivamente, na terça-feira, 14, e na quarta-feira, 15. Tolentino é apontado como sócio oculto do FIB Bank, que emitiu uma carta-fiança de R$ 80,7 milhões como garantia para a Precisa no acordo firmado para a aquisição de 20 milhões de doses da vacina. O depoimento estava inicialmente marcado para a quarta-feira, 1º, mas foi adiado depois de Tolentino apresentar um atestado alegando “formigamento” no corpo como justificativa para não comparecer. O nome de Faria aparece em uma troca de mensagens que cria a “arquitetura da fraude” a uma licitação para a compra de testes de Covid-19 a fim de beneficiar a Precisa Medicamentos, empresa criada por Francisco Maximiano.

Na quinta-feira, 16, porém, a comissão não mais ouvirá a advogada Karina Kufa, que representa o presidente Jair Bolsonaro. Em seu lugar, será convocado Danilo Trento, diretor da Precisa. O depoimento de Kufa, que não era consenso no G7, gerou, inclusive, reação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em nota, a OAB classificou a convocação como “inequívoca violação das prerrogativas da advocacia” e “tentativa inaceitável de criminalização da profissão”. A advogada promoveu um jantar em sua casa que contou com a presença de Marconny Faria e José Ricardo Santana, ex-diretor de um órgão relacionado à Anvisa que deixou o cargo para atuar ao lado de Roberto Ferreira Dias, diretor de Logística do Ministério da Saúde.

Os senadores também decidiram convocar um representante da Prevent Senior para depor na sexta-feira, 17. No final do mês de agosto, o senador Humberto Costa (PT-PE) revelou que o colegiado recebeu uma denúncia formal feita por um grupo de médicos e ex-médicos da operadora de saúde, segundo a qual a empresa e o governo federal fizeram um acordo, no início da pandemia do coronavírus, para testar e disseminar as medicações do “kit Covid”, como cloroquina, ivermectina e azitromicina. Segundo a denúncia, a Prevent realizou uma série de tratamentos experimentais em seus pacientes, muitas vezes sem que houvesse consentimento deles. O texto também afirma que as pessoas infectadas foram usadas como “cobaias humanas”.

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: André Siqueira.
Data de Publicação: 12 de setembro de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: André Siqueira.
Data de Publicação: 12 de setembro de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Homenagem da UFPR à memória do Professor René Dotti

A Universidade Federal do Paraná, por sua Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito e o Departamento de Direito Penal e Processual Penal, homenagearão a memória do Professor Titular...

Artigos Relacionados

Citação Eletrônica: Cuidados que as empresas podem adotar

Citação Eletrônica: Cuidados que as empresas podem adotar

Citação Eletrônica A Lei nº 14.195/2021 foi publicada no dia 27.08.2021. Desde então, estão em vigor as regras que alteram o Código de Processo Civil. Uma das principais mudanças é o incremento à citação eletrônica das pessoas jurídicas, a qual deverá ocorrer,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *