Deputado defende que PEC da 2ª instância seja submetida ‘imediatamente’ ao plenário da Câmara

Postado em 6 de outubro de 2021

A PEC da segunda instância pode retomar a tramitação na Câmara dos Deputados. Isso porque o deputado federal Léo Moraes (Pode) apresentou um requerimento para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) seja pautada em plenário. A justificativa para o pedido é o fato da PEC 5/2021, que reformula o Conselho Nacional do Ministério Público, ter entrada na pauta desta semana. Com isso, Léo Moraes quer garantir “a mesma prioridade e velocidade” para a discussão sobre a segunda instância. “Usamos desse precedente para que o presidente [Arthur Lira] também avoque, imediatamente, e submeta ao plenário, onde cada parlamentar pode fazer seu juízo de valor e então respeitarmos a decisão soberana da Câmara”, disse o parlamentar ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan.

Segundo Léo Moraes, com aprovação no plenário da Casa, a proposta será encaminhada ao Senado Federal. Em caso de mudanças na proposta, o texto retorna para nova análise dos deputados. A ideia, no entanto, é que a PEC da segunda instância, considerada um “marco no combate à corrupção“, não seja retroativa, sendo válida apenas para futuras condenações. “Utilizamos desse precedente para que, enfim, a PEC da prisão em segunda instância, como o foro privilegiado, que são matérias que estão dormitando a dias, meses e anos na nossa Casa e enfim consigamos avançar e respeitar a vontade soberana da sociedade brasileira”, finalizou.

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 6 de outubro de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigo: A PEC dos Precatórios

Um dos temas de maior repercussão recente na mídia é a Proposta de Emenda Constitucional nº 23/2021, que propõe alterações no regime constitucional de pagamento de precatórios. Confira aqui o artigo...

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *