CPI da Covid-19 aprova nova convocação de Marcelo Queiroga

Postado em 7 de outubro de 2021

A CPI da Covid-19 aprovou, na manhã desta quinta-feira, 7, a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele será ouvido pela terceira vez. A data será definida pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM). O requerimento do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) foi apresentado após a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) desistir de votar um parecer do órgão que atesta a ineficácia de medicamentos do chamado “kit-Covid”. “Azitromicina e hidroxicloroquina não mostraram benefício clínico e, portanto, não devem ser utilizados no tratamento ambulatorial de pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19”, diz um trecho do relatório. Previsto para ser votado na reunião de hoje, o item foi retirado de pauta.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que a decisão atendeu a um pedido do médico Carlos Carvalho, coordenador do grupo de especialistas do colegiado. “O Ministério da Saúde informa que o coordenador do grupo de especialistas, que está elaborando as diretrizes do tratamento ambulatorial dos pacientes com Covid-19, solicitou que o relatório fosse retirado de pauta pela publicação de novas evidências científicas dos medicamentos em análise. O documento será aprimorado e vai ser pautado assim que finalizado”, diz o texto.

Apesar do posicionamento da pasta, os parlamentares da CPI da Covid-19 afirmam que houve um interferência política do Palácio do Planalto. De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, o presidente Jair Bolsonaro ordenou que auxiliares transmitissem a Queiroga a ordem para que o relatória da Conitec fosse retirado de pauta.

“Além daquilo que falaram [sobre o parecer da Conitec], vocês se esquecem de um detalhe: no dia em que ele [Queiroga] foi acometido de Covid-19, ele repostou uma mensagem de uma seguidora, nas redes sociais, dizendo ‘ministro, o senhor está vacinado com as duas doses e pegou assim mesmo?’. Nós não esquecemos que o senhor postou isso. Se o senhor passou 15 dias nos EUA e está aqui no Brasil, é porque teve a oportunidade de tomar a vacina. Por isso o senhor está vivo. Infelizmente, quase 600 mil pessoas que morreram, morreram por causa do tratamento precoce, que hoje a Conitec não está discutindo. O senhor esteve aqui e disse ‘não quero me posicionar porque faço parte da Conitec’. Nós perguntávamos se o senhor era a favor da cloroquina e o senhor dizia ‘não posso me posicionar’”, disse o senador Omar Aziz (PSD-AM).

A decisão da Conitec também foi criticada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). “Quando da vinda do Queiroga, eu me manifestei de que o fórum adequado para que houvesse definição do protocolo era exatamente a Conitec. Quando finalmente estão prontos para definir, depois de 1 ano e 4 meses, de forma absolutamente inexplicável e opaca, se retira de pauta o relatório que definiria o protocolo. Apoio a vinda do ministro Queiroga e também o requerimento que pede a cópia do relatório produzido pela Conitec”, afirmou o emedebista.

Fonte do artigo:

Política – Jovem Pan

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 7 de outubro de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Aviso Legal

A COJAE acredita que a propagação de informações relevantes e responsáveis pode ajudar a sociedade. Por isso, mobilizou sua equipe editorial em prol de confrontar as diferentes visões a respeito dos mais variados assuntos, a fim de difundir somente informações que acredita serem baseadas em fatos.
Os conteúdos aqui ora publicados estão livres do alarmismo, sensacionalismo e interesse político-ideológico amplamente divulgado pelas grandes mídias, incluindo canais de televisão e gigantes redes sociais que manipulam infielmente os dados.

Trechos extraídos ou texto replicado na íntegra do site abaixo.
Autoria do texto: Jovem Pan.
Data de Publicação: 7 de outubro de 2021.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Explore Seus Tópicos Favoritos

Leia mais artigos publicados em nosso blog navegando pelas categorias abaixo. Clique aqui para acessar nosso blog.

Notícias
Direito
Judiciário
Ética
Arbitragem
Editorial
Ideologia
Justiça Federal
Teologia
Todas as Categorias

Selecionadas do editorial

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *